DICA DE LEITURA: “ROSA, UMA BRASILEIRA”, DE ANDERSON OLIVIERI

Facebook0
Twitter200
Instagram0
WhatsApp
FbMessenger

Loading

A dica de hoje do jornalista Anderson Olivieri – responsável pela comunicação do Cartório de Sobradinho – é o livro recém-lançado por ele, “Rosa, uma brasileira”, o qual se constitui numa novela-biográfica cuja personagem principal é uma baiana, negra, vítima dos mais graves abusos e absurdos. Para adquirir o livro, clique aqui:

Neste ano, numa viagem à Bahia, eu decidi procurar Rosa, que trabalhou como empregada doméstica na casa da minha família há quase três décadas.

Para encontrá-la, me embrenhei por um dos distritos mais violentos da Grande Salvador. A surpresa pelo reencontro foi recíproca. Para ela, por causa do aparecimento inesperado; para mim, porque cheguei a cogitar que Rosa tivesse morrido.

Quando eu tinha doze anos, conheci Rosa e a extrema pobreza de uma vida marcada pela falta de comida e afeto. Mas a situação dela era ainda mais espinhosa do que eu imaginava.

Inúmeras vezes ela precisou fazer do lixo o seu supermercado; das latinhas catadas, sua renda; e do telhado de pau de goiabeira e palha, seu teto de casa.

Por um trabalho em Brasília, na casa da minha família, Rosa largou tudo em 1995: filhos pequenos, marido, parentes, amigos e a Bahia. Por quase sete meses, resistiu à distância de sua gente e de sua terra até que a saudade dos filhos a forçou a pedir demissão.

Rosa saiu da vida da minha família, mas nunca completamente. Era sempre lembrada por suas virtudes — bondade, alegria e sinceridade — e habilidades, destaque para o talento na cozinha.

Rosa, uma brasileira é uma novela que narra esta trinca de eventos: a minha busca por Rosa em 2022; sua vida plantada na dor; e a sua passagem inesquecível por Brasília em 1995.

É, em suma, a biografia de uma mulher brasileira que nunca experimentou a calmaria de um mar de rosas.

Visite-nos pelo https://linktr.ee/cartoriodesobradinho

(Siga o Cartório de Sobradinho no Instagram)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine e fique por
dentro de nossas
últimas notícias!

Balcão Virtual Extrajudicial!

Certificado
E-notariado

Veja Mais

Parabéns a todos os corretores e corretoras de imóveis pelo seu dia!

Loading

Aproveitando a data especial que homenageia os amigos corretores de imóveis, respondemos à seguinte indagação: A comissão de corretagem será devida quando o resultado obtido com a intermediação for diferente daquele contratado? O corretor de imóveis é um profissional tecnicamente capacitado, o qual possui a atribuição legalmente instituída de intermediar,

DICA DE LEITURA: “AS BOAS COISAS DA VIDA”, DE RUBEM BRAGA

Loading

A dica de hoje do jornalista Anderson Olivieri – responsável pela comunicação do Cartório de Sobradinho – é a crônica “As coisas boas da vida”, de Rubem Braga: Uma revista mais ou menos frívola pediu a várias pessoas para dizer as “dez coisas que fazem a vida valer a pena”.

Corregedorias de todo o país avançam com registro eletrônico de imóveis

Loading

As Corregedorias-Gerais são peças-chave para o avanço do registro eletrônico de imóveis, importante projeto para melhorar o ambiente de negócios e a segurança jurídica e eletrônica das transações imobiliárias. A mensagem foi enfatizada pela corregedora nacional de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura, em reunião na quarta-feira (23/2) com

Olá visitante!

Institucional

Telefone: (61) 3298-3300

Endereço: Quadra Central Bl. 07 Loja 05

Receba nosso boletim semanal exclusivo com notícias de direito notarial e registral

Fique por dentro de todas as nossas novidades e serviços

 

Conheça também nossa página de Serviços e nosso Blog 

Também não gostamos de Spam, manteremos seus dados protegidos, Veja nossa política de privacidade