TJDFT lança cartilha e divulga dados de violência contra pessoa idosa

Facebook0
Twitter200
Instagram0
WhatsApp
FbMessenger

Loading

O teor da cartilha e as estatísticas relativas à violência contra idosos serão divulgados em coletiva de imprensa no dia 15/6, às 10h.

Nesta quarta-feira, 15/6, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a Central Judicial do Idoso (CJI) lança a Cartilha Quem Nunca? e divulga dados estatísticos relativos à violência praticada contra pessoas de 60 anos ou mais, do Distrito Federal. A apresentação será realizada em coletiva de imprensa, no Espaço Multifuncional, localizado no 10º andar do Bloco A do Fórum de Brasília. Os jornalistas não precisam realizar credenciamento prévio, mas devem apresentar identificação do veículo para o qual trabalham e usar máscara nas dependências do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

A Cartilha Quem Nunca? aborda mitos e estereótipos presentes no imaginário social acerca da velhice e busca identificar atitudes preconceituosas contra a população idosa. O trabalho está alicerçado na ideia de que a ressignificação da velhice é imprescindível para que se possa construir uma sociedade que respeita e valoriza os seus idosos, garantindo-lhes dignidade, autonomia e independência nessa fase da vida. “Não é possível permanecermos preconceituosos em relação ao envelhecimento”, explica a juíza Monize Marques, uma das coordenadoras da CJI. “Somente desmistificando situações corriqueiras de práticas discriminatórias pode-se promover a dignidade na velhice. O combate à discriminação etária, também conhecida como ageismo, etarismo ou idadismo, deve ser feito de forma intencional”, ressalta.

A magistrada também apresentará a Cartilha à ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, na tarde do mesmo dia, durante o Seminário Nacional sobre Violência contra a Pessoa Idosa. O evento faz parte da Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa e terá transmissão simultânea pelas redes sociais do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI).

CJI

A Central Judicial do Idoso, que em outubro completa 15 anos de funcionamento, é fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Defensoria Pública do DF. É um projeto pioneiro no Brasil destinado à pessoa idosa do Distrito Federal que tenha seus direitos ameaçados ou violados e que necessite de orientação e atendimento na esfera da Justiça. Clique AQUI para saber mais sobre a CJI.                                           

Fonte: TJDFT

Visite-nos pelo https://linktr.ee/cartoriodesobradinho

(Siga o Cartório de Sobradinho no Instagram)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine e fique por
dentro de nossas
últimas notícias!

Balcão Virtual Extrajudicial!

Certificado
E-notariado

Veja Mais

Confira as principais mudanças da Reforma Tributária

Loading

O tema da chamada Reforma Tributária está entre os mais debatidos no país atualmente, por conta de seu impacto nas finanças e nas operações das empresas dos mais diversos setores, impactando consequentemente o ambiente de negócios brasileiro. Em razão disso, preparamos um resumo com os principais pontos contemplados nas proposições

Você sabia que a hipoteca pode ser cancelada por decurso de prazo?

Loading

Por Geraldo Felipe de Souto Silva Você sabia que a hipoteca pode ser cancelada por decurso de prazo? A hipoteca é direito real de garantia que incide sobre coisa alheia e recai sobre bens imóveis, como regra, não havendo a transmissão da posse da coisa entre as partes (Flávio Tartuce,

Olá visitante!

Institucional

Telefone: (61) 3298-3300

Endereço: Quadra Central Bl. 07 Loja 05