Rui Barbosa, filho de João José e Maria Adélia Barbosa de Oliveira, nasceu em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849. É o patrono da advocacia nacional, por ser além de um dos maiores expoentes do Direito é um dos principais personagens da história do Brasil.
O jurista era dotado não apenas de inteligência privilegiada, mas também de grande capacidade de trabalho. Essas características permitiram-lhe deixar marcas profundas em várias áreas de atividade profissional: jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador.
Como delegado do Brasil na II Conferência da Paz, em Haia , notabilizou-se pela defesa do princípio da igualdade dos estados. Sua atuação nessa conferência lhe rendeu o epíteto “O Águia de Haia”. Teve papel decisivo na entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial. Já no final de sua vida, foi indicado para ser juiz do Tribunal Mundial, um cargo de enorme prestígio, que recusou.
Foi deputado, senador, ministro e candidato à Presidência de República em duas ocasiões. Seu comportamento sempre revelou sólidos princípios éticos e grande independência política.
Participou de todas as grandes questões de sua época, entre as quais a Campanha Abolicionista, a defesa da Federação, a própria fundação da República, e a Campanha Civilista.
Grande orador e estudioso da língua portuguesa, foi presidente da Academia Brasileira de Letras em substituição a Machado de Assis.
Morreu aos 74 anos, em no ano de 1923, em sua residência em Petrópolis.
Finalizamos com uma majestosa mensagem de Rui Barbosa: “Não há nada mais relevante para a vida social que a formação do sentimento da justiça.”
Visite-nos pelo https://linktr.ee/cartoriodesobradinho
(Siga o Cartório de Sobradinho no Instagram)