Na semana dos advogados e advogadas saudamos o patrono da advocacia brasileira: Rui Barbosa

Facebook0
Twitter200
Instagram0
WhatsApp
FbMessenger

Loading

Rui Barbosa, filho de João José e Maria Adélia Barbosa de Oliveira, nasceu em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849. É o patrono da advocacia nacional, por ser além de um dos maiores expoentes do Direito é um dos principais personagens da história do Brasil.

O jurista era dotado não apenas de inteligência privilegiada, mas também de grande capacidade de trabalho. Essas características permitiram-lhe deixar marcas profundas em várias áreas de atividade profissional: jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador.

Como delegado do Brasil na II Conferência da Paz, em Haia , notabilizou-se pela defesa do princípio da igualdade dos estados. Sua atuação nessa conferência lhe rendeu o epíteto “O Águia de Haia”. Teve papel decisivo na entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial. Já no final de sua vida, foi indicado para ser juiz do Tribunal Mundial, um cargo de enorme prestígio, que recusou.

Foi deputado, senador, ministro e candidato à Presidência de República em duas ocasiões. Seu comportamento sempre revelou sólidos princípios éticos e grande independência política.

Participou de todas as grandes questões de sua época, entre as quais a Campanha Abolicionista, a defesa da Federação, a própria fundação da República, e a Campanha Civilista.

Grande orador e estudioso da língua portuguesa, foi presidente da Academia Brasileira de Letras em substituição a Machado de Assis.

Morreu aos 74 anos, em no ano de 1923, em sua residência em Petrópolis.

Finalizamos com uma majestosa mensagem de Rui Barbosa: “Não há nada mais relevante para a vida social que a formação do sentimento da justiça.

Visite-nos pelo https://linktr.ee/cartoriodesobradinho

(Siga o Cartório de Sobradinho no Instagram)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine e fique por
dentro de nossas
últimas notícias!

Balcão Virtual Extrajudicial!

Certificado
E-notariado

Veja Mais

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA O CONCURSO DE CARTÓRIO?

Loading

Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, para se tornar Tabelião ou Registrador de um Cartório, é preciso ser aprovado em concurso público de provas e títulos. Assim, atualmente, o preenchimento das vagas nos Cartórios é realizado de forma democrática por meio de ampla concorrência. O Cartório pode vagar

Prêmio CNJ de Qualidade: TJDFT conquista grau máximo pelo 4º ano consecutivo

Loading

O TJDFT conquistou, pelo quarto ano consecutivo, o Prêmio CNJ de Qualidade, em seu grau máximo, na categoria Diamante. A premiação foi realizada na manhã desta terça-feira, 22/11, durante o XVI Encontro Nacional do Poder Judiciário, evento realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O encontro reúne representantes de tribunais

Fidelidade não é essencial para configuração de união estável, decide STJ

Loading

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça – STJ manteve o reconhecimento da união estável entre um homem falecido e uma mulher, os quais viveram uma relação extraconjugal. O colegiado entende que, se o descumprimento dos deveres de lealdade ou fidelidade não necessariamente implicam em ruptura do vínculo conjugal

LDO para 2023 é sancionada com previsão de salário de R$ 1.294

Loading

O presidente da República. Jair Bolsonaro, sancionou com vetos a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano que vem. A norma (Lei 14.436, de 2022) foi publicada, com vetos, no Diário Oficial da União desta quarta-feira (10). O texto manteve os parâmetros econômicos aprovados pelo Congresso Nacional, como o

Olá visitante!

Institucional

Telefone: (61) 3298-3300

Endereço: Quadra Central Bl. 07 Loja 05

Receba nosso boletim semanal exclusivo com notícias de direito notarial e registral

Fique por dentro de todas as nossas novidades e serviços

 

Conheça também nossa página de Serviços e nosso Blog 

Também não gostamos de Spam, manteremos seus dados protegidos, Veja nossa política de privacidade