DICA DE LEITURA: “DOREZINHAS”, DE MARCELO MOUTINHO

Facebook0
Twitter200
Instagram0
WhatsApp
FbMessenger

Loading

A dica de hoje do jornalista Anderson Olivieri – responsável pela comunicação do Cartório de Sobradinho – é a crônica “Dorezinhas”, de autoria do premiado cronista carioca Marcelo Moutinho:

Abraçado à privada, o homem lança em jatos o resto azedo da noite. Hesito em abordá-lo, perguntar se precisa de alguma coisa. Alguns segundos apenas. Decido ficar em silêncio, deixá-lo ali, abandonado por si, por mim, pelos outros, na dorzinha besta que cabe num banheiro apertado às três da manhã.

Cigarro, lá fora, alguém sugere. Choveu há pouco e o letreiro treme na poça d’água que margeia a calçada. Ao fim da poça, a menina. Agachada, mão no rosto, pernas dobradas como tripé, em xis. Uma flor murcha.

A fumaça me entope as narinas, abro o botão da camisa, próximo ao pescoço. Sinto a tonteira feliz dos copos a mais acarinhando os cortes recentes, como a pomada que anestesia as aftas, fecha uma, abre outra, e bota o remédio, e sara, e bota o remédio de novo. Busco o ar com a respirada longa, lenta.

No outro lado, próximo ao poste, duas botas compridas. Os cadarços escalam as panturrilhas e o corpo musculoso marca o vestido, sugere formas. O cabelo é louro e liso, escorre pelas costas, desce até a cintura. Do ombro direito, pende a minúscula bolsa prateada. Os saltos finos pinçam a calçada molhada. E os carros passam.

Vez por outra, um deles freia. A janela se abre. Sem demora: palavras, propostas, caô. As botas entram no carro, ligeiras, levam a solidão pro motel. E as solidões se agarram, lambem, mordem, até gozar, despejando suas dorezinhas, pelo menos até amanhã.

As botas, de volta. Cigarro. Tem um?

Há, então, o choro franco por quem se foi (ou está indo), pelo amor largado alhures, lembrança de algum rasgo nessa vida-papel.

A dor da menina.

Ela se levanta. Busca algo na bolsa. É possível ver o rosto inchado, as bochechas rubras. A flor murcha ganhou caule e sobe no ônibus, decidida.

Dores ordinárias, comezinhas, doravante uma outra dor.

Que passa, às vezes passa, no sacolejo da condução vazia, a caminho de casa.

Visite-nos pelo https://linktr.ee/cartoriodesobradinho

(Siga o Cartório de Sobradinho no Instagram)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine e fique por
dentro de nossas
últimas notícias!

Balcão Virtual Extrajudicial!

Certificado
E-notariado

Veja Mais

A livre alteração do nome nos cartórios extrajudiciais

Loading

Em sua versão original, o art. 58 da LRP, estabelecia claramente que o prenome era imutável. Todavia, a redação fora posteriormente alterada para albergar a possibilidade de substituição do prenome por apelidos públicos notórios (art. 1º da Lei nº 9.708, de 18 de novembro de 1998) e em razão de

DICA DE LEITURA: “CONVITE TRISTE”, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Loading

A dica de hoje do jornalista Anderson Olivieri – responsável pela comunicação do Cartório de Sobradinho – é o poema “Convite triste”, de Carlos Drummond de Andrade: Meu amigo, vamos sofrer,vamos beber, vamos ler jornal,vamos dizer que a vida é ruim,meu amigo, vamos sofrer. Vamos fazer um poemaou qualquer outra

STJ: Mudança no regime de bens do casamento tem efeito retroativo.

Loading

Para a 4ª turma, se a retroatividade é benéfica para a coletividade, não prejudica terceiros e nem produz desequilíbrio, deve ser admitida. A alteração do regime de bens do casamento produz efeitos retroativos – portanto, tem eficácia “ex tunc”. O entendimento é da 4ª turma do STJ em decisão proferida

DICA DE LEITURA: “JOANA”, DE ANDERSON OLIVIERI

Loading

A dica de hoje do jornalista Anderson Olivieri – responsável pela comunicação do Cartório de Sobradinho – é a crônica “Joana”, de sua autoria: Circulava pelo Rio de Janeiro, entre os anos 1970 e 1990, uma figura excêntrica conhecida como Profeta Gentileza. Ele perambulava pela Zona Central da capital carioca

Olá visitante!

Institucional

Telefone: (61) 3298-3300

Endereço: Quadra Central Bl. 07 Loja 05

Receba nosso boletim semanal exclusivo com notícias de direito notarial e registral

Fique por dentro de todas as nossas novidades e serviços

 

Conheça também nossa página de Serviços e nosso Blog 

Também não gostamos de Spam, manteremos seus dados protegidos, Veja nossa política de privacidade