PRESIDENTE DO STF, MINISTRO LUIZ FUX, RESSALTA O PAPEL DO REGISTRO CIVIL PARA A CIDADANIA

Facebook0
Twitter200
Instagram0
WhatsApp
FbMessenger

Loading

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, na última nesta sexta-feira (20) na abertura oficial do XXVI Congresso Nacional de Registro Civil (Conarci 2020), da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), para uma palestra sobre “Ofício da Cidadania e o Protagonismo do Registro Civil”. Na ocasião, que reuniu oficiais de todo o país, cartórios e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) assinaram convênio para emissão de certidões de nascimentos, casamentos e óbitos no exterior.

Antes de iniciar o discurso, Fux se solidarizou com todas as famílias das vítimas da Covid-19 e, também, homenageou o Dia da Consciência Negra. De acordo com o ministro, a Constituição promete uma sociedade justa, com erradicação de todas as formas de desigualdades. “E acima de tudo, a igualdade aos seres humanos e o repúdio ao preconceito”, completou.

O presidente do Supremo enalteceu a atividade do foro extrajudicial pela possibilidade de realizar conciliações e os cartórios por seu papel como elemento crucial na equação do reconhecimento e efetivação do crescente leque de direitos fundamentais.

“Os integrantes do foro extrajudicial se encontram em todas as partes do País e têm uma capilaridade extremamente significativa”, comentou Fux ao mencionar que institutos de pesquisa apontam a alta confiança da sociedade em relação aos foros.

O esforço dos milhares de tabeliães brasileiros para tornar a atividade eficiente e moderna também foi exaltado. Segundo o presidente do STF, um dos aspectos mais importantes na ata notarial, por exemplo, é o trabalho prévio que pode ser feito no combate à corrupção, improbidade administrativa e lavagem de dinheiro.

“Documento com valor probante é um meio fantástico porque pode consubstanciar e-mails e conversas por mensagens”, afirmou. O que se transforma, completou, numa prova plena como utilização não só no processo civil, como no processo penal.

A classe notarial e registral, continuou o ministro, eleva uma peça-chave para a concretização da esperança ao usar o termo “ofícios da cidadania”. Isso porque o Brasil, afirmou, é uma República Federativa que tem como fundamento a cidadania e a dignidade humana. “Ou seja, tudo o que converge em prol desse nobilíssimo trabalho do registro civil das pessoas naturais”, disse.

Segundo o presidente da ARPEN-Brasil, Arion Toledo Cavalheiro Júnior, por estar em contato direto com o cidadão, a grande diferença da especialidade de ato registral, extrajudicial, é que não são registrados documentos, mas sentimentos. “Nós somos, hoje, quase 13 mil unidades, contando com cartórios e maternidades dentro de hospitais, e o que precisamos é que os órgãos estaduais e federais nos reconheçam verdadeiramente como ofício da cidadania”, declarou.

Fonte: Supremo Tribunal Federal

https://linktr.ee/cartoriodesobradinho

(Siga o Cartório de Sobradinho no Instagram)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine e fique por
dentro de nossas
últimas notícias!

Balcão Virtual Extrajudicial!

Certificado
E-notariado

Veja Mais

STF fixa prazo para interinidade de não concursado em cartório

Loading

O substituto não concursado ficará limitado a exercer a titularidade da serventia pelo prazo de seis meses apenas na hipótese de vacância, isto é, quando ele estiver na interinidade do cartório, porque nesse caso age em nome próprio e por conta própria. Assim decidiu o STF em julgamento virtual. Houve

Confira as principais mudanças da Reforma Tributária

Loading

O tema da chamada Reforma Tributária está entre os mais debatidos no país atualmente, por conta de seu impacto nas finanças e nas operações das empresas dos mais diversos setores, impactando consequentemente o ambiente de negócios brasileiro. Em razão disso, preparamos um resumo com os principais pontos contemplados nas proposições

DICA DE LEITURA: “A FITA MÉTRICA DO AMOR”, DE MARTHA MEDEIROS

Loading

A dica de hoje do jornalista Anderson Olivieri – responsável pela comunicação do Cartório de Sobradinho – é a crônica ‘A fita métrica do amor”, de autoria da escritora Martha Medeiros: Como se mede uma pessoa? Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento. Ela é enorme para você quando

Cartório de Sobradinho: feriado do dia 21 de abril.

Loading

Desejamos a você e a sua família um excelente feriado neste 21 de Abril, com muita paz e alegrias. Conte conosco nesta caminhada! De acordo com o Provimento-Geral da Corregedoria de Justiça do Distrito Federal aplicado aos Serviços Notariais e de Registro, o Cartório de Sobradinho não abrirá no dia

Olá visitante!

Institucional

Telefone: (61) 3298-3300

Endereço: Quadra Central Bl. 07 Loja 05

Receba nosso boletim semanal exclusivo com notícias de direito notarial e registral

Fique por dentro de todas as nossas novidades e serviços

 

Conheça também nossa página de Serviços e nosso Blog 

Também não gostamos de Spam, manteremos seus dados protegidos, Veja nossa política de privacidade