Portaria Conjunta Proíbe Cremação

Facebook0
Twitter200
Instagram0
WhatsApp
FbMessenger

Loading

Portaria conjunta proíbe cremação de corpos não identificados durante pandemia

Foi publicada no dia último dia 7, no Diário da Justiça, a Portaria Conjunta 02/2020, de lavra do corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, e pelo ministro da Saúde, Nelson Teich, a qualuniformiza os procedimentos prévios e excepcionalmente criados para o sepultamento de corpos não identificados, não reclamados e em razão de exigência de saúde pública durante a crise de pandemia do novo coronavírus.

Prevê o documento que, na hipótese de ausência de familiares ou pessoas conhecidas do falecido ou em razão de exigência de saúde pública, as unidades notificadoras de óbito podem encaminhar, à coordenação cemiterial do município, os corpos para sepultamento com a prévia lavratura do registro civil de óbito e, quando não for possível, apenas com a Declaração de Óbito devidamente preenchida.

A Portaria detalha os protocolos que devem ser adotados pelas unidades hospitalares na coleta de dados relativos à identificação dos pacientes. Para pessoas não identificadas, o documento estabelece que cabe ao sistema de saúde, em parceria com as secretarias de segurança pública dos estados, buscar outros procedimentos que auxiliem na identificação, como a colheita de impressões digitais e fotografia.

Finalmente, os dados devem ser incluídos nas bases de dados do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

(Fonte: Anoreg)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine e fique por
dentro de nossas
últimas notícias!

Balcão Virtual Extrajudicial!

Certificado
E-notariado

Veja Mais

DICA DE LEITURA: “CAPETAS ANGELICAIS”, DE HUMBERTO WERNECK

Loading

A dica de hoje do jornalista Anderson Olivieri – responsável pela comunicação do Cartório de Sobradinho – é a crônica “Capetas angelicais”, do escritor mineiro, recém eleito para a Academia Mineira de Letras, Humberto Werneck: Maldita hora, conta o Nelson, em que a dona da casa lhe propôs tomar um

É seguro fazer o meu testamento digital?

Loading

* Por Geraldo Felipe de Souto Silva A tecnologia bateu à porta de todos, inclusive no que se refere aos atos jurídicos, principalmente os da seara civil. Estes, afinal, se relacionam frequentemente com atividades negociais. Nesse contexto, atualmente vê-se uma explosão de artigos, comentários e até mesmo aplicativos que tratam

Olá visitante!

Institucional

Telefone: (61) 3298-3300

Endereço: Quadra Central Bl. 07 Loja 05

Receba nosso boletim semanal exclusivo com notícias de direito notarial e registral

Fique por dentro de todas as nossas novidades e serviços

 

Conheça também nossa página de Serviços e nosso Blog 

Também não gostamos de Spam, manteremos seus dados protegidos, Veja nossa política de privacidade