PROJETO DE LEI POSSIBILITA DIVÓRCIO EXTRAJUDICIAL UNILATERAL

Facebook0
Twitter200
Instagram0
WhatsApp
FbMessenger

Loading

Tramita no Senado Federal projeto de lei pelo qual qualquer um dos cônjuges poderá requerer a averbação de divórcio no cartório de registro civil mesmo que o outro cônjuge não concorde com a separação. O projeto tem como objeto instituir o chamado “divórcio impositivo” ou “divórcio direto por averbação”, por meio de requerimento dirigido ao registro civil, de forma unilateral por qualquer dos cônjuges, ainda que com a oposição do outro.

A presente proposta pretende simplificar os procedimentos para o divórcio administrativo, sempre que um dos cônjuges discordar do pedido de divórcio. Com o acréscimo do art. 733-A, pretende-se instituir uma nova modalidade de divórcio administrativo, que independe de escritura pública e que pode ser postulado diretamente ao Registro Civil das Pessoas Naturais, de forma unilateral por qualquer dos cônjuges, ainda que com a oposição do outro: o chamado “divórcio impositivo” ou “divórcio direto por averbação”.

O “divórcio impositivo” não constitui novidade no Brasil e já foi previsto em provimento pioneiro da Corregedoria-Geral de Justiça de Pernambuco, aprovado em 13 de maio de 2019 (Provimento 6/2019), visando estabelecer medidas desburocratizantes ao registro civil, nos casos do divórcio, por ato de autonomia de vontade de um dos cônjuges.

Leia o Projeto de Lei 3.457/2019.

Visite-nos pelo https://linktr.ee/cartoriodesobradinho
(Siga o Cartório de Sobradinho no Instagram)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine e fique por
dentro de nossas
últimas notícias!

Balcão Virtual Extrajudicial!

Certificado
E-notariado

Veja Mais

PROJETO DE LEI POSSIBILITA DIVÓRCIO EXTRAJUDICIAL UNILATERAL

Loading

Tramita no Senado Federal projeto de lei pelo qual qualquer um dos cônjuges poderá requerer a averbação de divórcio no cartório de registro civil mesmo que o outro cônjuge não concorde com a separação. O projeto tem como objeto instituir o chamado “divórcio impositivo” ou “divórcio direto por averbação”, por

PENSÃO ENTRE EX-CÔNJUGES OU EX-COMPANHEIROS

Loading

Por Célia Arruda de Castro* Introdução Paira uma dúvida na sociedade sobre a viabilidade e pertinência de fixação de pensão alimentícia entre ex-cônjuges ou ex-companheiros, sua adequação em razão da subjetividade na identificação de requisitos legais de caracterização e necessidade ou não fixação de prazo de tempo para pagamento. Para

Olá visitante!

Institucional

Telefone: (61) 3298-3300

Endereço: Quadra Central Bl. 07 Loja 05

Receba nosso boletim semanal exclusivo com notícias de direito notarial e registral

Fique por dentro de todas as nossas novidades e serviços

 

Conheça também nossa página de Serviços e nosso Blog 

Também não gostamos de Spam, manteremos seus dados protegidos, Veja nossa política de privacidade