DICA DE LEITURA: “SEM FACEBOOK E TUDO BEM”, DE RUY CASTRO

Facebook0
Twitter200
Instagram0
WhatsApp
FbMessenger

Loading

A dica de hoje do jornalista Anderson Olivieri – responsável pela comunicação do Cartório de Sobradinho – é a crônica da semana de Ruy Castro em que o autor abordou o apagão do Facebook:

Na segunda (4), dia do apagão do Facebook e derivados, meu telefone fixo não tocou mais que o de sempre. Continuou a tocar pouco. Meu email também não recebeu mais mensagens que o normal. Só o bastante para me manter razoavelmente conectado ao planeta. E ninguém me bateu à porta em desespero por uma xícara de açúcar. Como a maioria de meus amigos e conhecidos sabe que não pertenço a redes sociais nem troco mensagens por WhatsApp e sequer possuo celular, as pessoas não tiveram de se rebaixar àqueles meios primitivos para se comunicar comigo —não mais que o de costume, o que fazem achando graça.

Donde o caos que se instaurou na Terra e infernizou a vida de 2,7 bilhões de pessoas, dizem, não me afetou. Nem a mim nem aos 5,1 bilhões que também não usam esses apetrechos —soube por informações de cocheira que o mundo, naquele dia, tinha 7,8 bilhões e quebrados de habitantes. Eis uma ideia que me reconforta: a de que não estou sozinho no atraso.

Imagino que muitos dos 5,1 bilhões ainda carentes desses dispositivos não tenham escolha. Devem ser pessoas no mais triste patamar da escala, como os refugiados afegãos, os imigrantes haitianos e os brasileiros que brigam por ossos nos lixões. Nessas condições, nem lhes passa pela cabeça possuir um smartphone. No meu caso, é uma opção mesmo, e por bom motivo: tenho medo de ficar dependente.

Já fui dependente de outros produtos e sei como acontece. É algo de que, pelo uso continuado, torna-se fisicamente impossível passar sem, mesmo ante a perspectiva da morte. Talvez a agonia de não se poder ficar cinco minutos sem o Facebook não leve à morte física, mas mata algo também fundamental: a capacidade de exercer a sua vontade.

“Ferramentas” hoje cômicas como o telefone, o email e até o torpedo ainda me oferecem toda a comunicação de que preciso. Se Joe Biden quiser falar comigo, terá de ser por uma delas.

Visite-nos pelo https://linktr.ee/cartoriodesobradinho

(Siga o Cartório de Sobradinho no Instagram)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine e fique por
dentro de nossas
últimas notícias!

Balcão Virtual Extrajudicial!

Certificado
E-notariado

Veja Mais

DICA DE LEITURA: “E CHEGAMOS ATÉ AQUI” DE PAULO PESTANA

Loading

A dica de hoje do jornalista Anderson Olivieri – responsável pela comunicação do Cartório de Sobradinho – é a crônica “E chegamos até aqui”, de autoria do cronista Paulo Pestana, numa homenagem a Brasília: Não tem festa, mas ainda assim é preciso comemorar os 60 anos de Brasília. Não foi

TJDFT: CONCURSO PARA NOTÁRIOS E REGISTRADORES

Loading

O Presidente do TJDFT suspendeu, por meio de decisão proferida no PA 0017976/2018, a sessão pública de escolha de serventias do Concurso Público de Outorga de Delegações de Serventias Extrajudiciais de Notas e de Registro do Distrito Federal, que estava marcada para esta quinta-feira, 28/1, às 14h30, em razão de decisão

COBRANÇA DE ITBI SÓ É POSSÍVEL APÓS TRANSFERÊNCIA EFETIVA DO IMÓVEL

Loading

O STF manteve decisão que considerou ilegal a cobrança do imposto, pela Prefeitura de São Paulo, antes do registro em cartório. Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou sua jurisprudência dominante de que o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) só é devido a partir da transferência da

Você sabia que é livre a escolha do tabelionato de notas?

Loading

A Lei nº 8.935, de 1994 (Lei dos Cartórios), que regulamenta o artigo 236 da Constituição Federal e dispõe sobre os serviços notariais e de registro, estabelece que compete aos tabeliães de notas, com exclusividade, entre outras atribuições, lavrar as escrituras públicas (como por exemplo as escrituras públicas de compra

Olá visitante!

Institucional

Telefone: (61) 3298-3300

Endereço: Quadra Central Bl. 07 Loja 05

Receba nosso boletim semanal exclusivo com notícias de direito notarial e registral

Fique por dentro de todas as nossas novidades e serviços

 

Conheça também nossa página de Serviços e nosso Blog 

Também não gostamos de Spam, manteremos seus dados protegidos, Veja nossa política de privacidade