OS CARTÓRIOS DE NOTAS DO DISTRITO FEDERAL ESTÃO HABILITADOS A FAZER AUTENTICAÇÕES DIGITAIS

Facebook0
Twitter200
Instagram0
WhatsApp
FbMessenger

Loading

Os cartórios de Notas do Distrito Federal estão habilitados, desde o dia 16 de novembro, a realizarem a autenticação digital de documentos pela plataforma e-Notariado, com base no Provimento nº 100 da Corregedoria Nacional de Justiça.

Por meio da nova autenticação, que já está disponível no Cartório de Sobradinho, é possível declarar que a cópia em meio digital é idêntica ao documento apresentado. Com isso, é possível multiplicar documentos, garantindo a pessoas que necessitem acreditar nas cópias a mesma validade do original.

A nova sistemática permite a desmaterialização de um documento que seja: (i) cópia de um documento físico digitalizado, mediante a conferência com o documento original ou eletrônico; e (i) documentos híbridos, em parte físicos e em parte digitalizados.

Com estes documentos em mãos, o tabelião poderá expedir cópias autenticadas em papel ou em meio digital após conferência do documento físico. O usuário, então, receberá um arquivo PDF assinado digitalmente pelo preposto autorizado do cartório. O envio do arquivo poderá ser feito por e-mail, WhatsApp ou outro meio eletrônico.

A operação é assegurada e validada pelo Notarichain, rede Blockchain exclusiva do notariado. Com o Notarchain, cada notário será um dos “nós” de sustentação do sistema de segurança e troca de dados. Na rede, a criptografia forte que assegura a validade de um documento eletrônico é compartilhada entre os participantes a fim de que não ocorram fraudes em nenhuma das pontas. Ou seja, será possível detectar caso algum dos documentos seja alterado de forma fraudulenta.

A autenticação notarial gerará um registro na plataforma, que conterá os dados do notário ou preposto que a tenha assinado, a data e hora da assinatura e código de verificação (hash), que será arquivado.

https://linktr.ee/cartoriodesobradinho

(Siga o Cartório de Sobradinho no Instagram)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine e fique por
dentro de nossas
últimas notícias!

Balcão Virtual Extrajudicial!

Certificado
E-notariado

Veja Mais

PEC 55/2016 – COMPOSIÇÃO DO CNJ E A ATIVIDADE NOTARIAL E REGISTRAL

Loading

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é um órgão do Poder Judiciário que norteia e fiscaliza a atividade judiciária brasileira e visa garantir a transparência dos atos praticados por todos os seus membros1. Tal órgão foi criado pela Emenda Constitucional nº 45/2004, que inseriu o art. 103-B na Constituição Federal

Olá visitante!

Institucional

Telefone: (61) 3298-3300

Endereço: Quadra Central Bl. 07 Loja 05

Receba nosso boletim semanal exclusivo com notícias de direito notarial e registral

Fique por dentro de todas as nossas novidades e serviços

 

Conheça também nossa página de Serviços e nosso Blog 

Também não gostamos de Spam, manteremos seus dados protegidos, Veja nossa política de privacidade