OS CARTÓRIOS DE NOTAS DO DISTRITO FEDERAL ESTÃO HABILITADOS A FAZER AUTENTICAÇÕES DIGITAIS

Facebook0
Twitter200
Instagram0
WhatsApp
FbMessenger

Loading

Os cartórios de Notas do Distrito Federal estão habilitados, desde o dia 16 de novembro, a realizarem a autenticação digital de documentos pela plataforma e-Notariado, com base no Provimento nº 100 da Corregedoria Nacional de Justiça.

Por meio da nova autenticação, que já está disponível no Cartório de Sobradinho, é possível declarar que a cópia em meio digital é idêntica ao documento apresentado. Com isso, é possível multiplicar documentos, garantindo a pessoas que necessitem acreditar nas cópias a mesma validade do original.

A nova sistemática permite a desmaterialização de um documento que seja: (i) cópia de um documento físico digitalizado, mediante a conferência com o documento original ou eletrônico; e (i) documentos híbridos, em parte físicos e em parte digitalizados.

Com estes documentos em mãos, o tabelião poderá expedir cópias autenticadas em papel ou em meio digital após conferência do documento físico. O usuário, então, receberá um arquivo PDF assinado digitalmente pelo preposto autorizado do cartório. O envio do arquivo poderá ser feito por e-mail, WhatsApp ou outro meio eletrônico.

A operação é assegurada e validada pelo Notarichain, rede Blockchain exclusiva do notariado. Com o Notarchain, cada notário será um dos “nós” de sustentação do sistema de segurança e troca de dados. Na rede, a criptografia forte que assegura a validade de um documento eletrônico é compartilhada entre os participantes a fim de que não ocorram fraudes em nenhuma das pontas. Ou seja, será possível detectar caso algum dos documentos seja alterado de forma fraudulenta.

A autenticação notarial gerará um registro na plataforma, que conterá os dados do notário ou preposto que a tenha assinado, a data e hora da assinatura e código de verificação (hash), que será arquivado.

https://linktr.ee/cartoriodesobradinho

(Siga o Cartório de Sobradinho no Instagram)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine e fique por
dentro de nossas
últimas notícias!

Balcão Virtual Extrajudicial!

Certificado
E-notariado

Veja Mais

TJDFT permite a dispensa da certidão do INSS em escriturações públicas

Loading

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios alterou o Provimento Geral da Corregedoria aplicado aos Serviços Notariais e de Registro, que passou a não exigir “o documento comprobatório de inexistência de débito no INSS” para fins de escriturações públicas. A alteração normativa está em consonância com a reiterada

DICA DE LEITURA: “DIÁRIO DA PANDEMIA”, DE PEDRO ROGÉRIO MOREIRA

Loading

A dica de hoje do jornalista Anderson Olivieri – responsável pela comunicação do Cartório de Sobradinho – é a crônica “Diário da pandemia”, de autoria do escritor mineiro Pedro Rogério Moreira: Nunca fui um sujeito organizado. Nunca tive “uma cabeça bem mobiliada”, como diz um jornalista baiano sobre as pessoas

Central dos cartórios de RTDPJ completa 205 mil usuários

Loading

Plataforma lançada em dezembro de 2019 congrega 2.872 cartórios da especialidade, oferecendo seus serviços de forma eletrônica. Prestes a completar três anos de funcionamento, a Central RTDPJ Brasil registrou ao final de outubro a marca de 205.169 usuários. Desse total, a grande maioria – 164.432 – é de pessoas físicas.

Olá visitante!

Institucional

Telefone: (61) 3298-3300

Endereço: Quadra Central Bl. 07 Loja 05

Receba nosso boletim semanal exclusivo com notícias de direito notarial e registral

Fique por dentro de todas as nossas novidades e serviços

 

Conheça também nossa página de Serviços e nosso Blog 

Também não gostamos de Spam, manteremos seus dados protegidos, Veja nossa política de privacidade