A dica de hoje do jornalista Anderson Olivieri – responsável pela comunicação do Cartório de Sobradinho – é a leitura de “Escravidão”, de Laurentino Gomes, autor também da premiada trilogia 1808, 1822 e 1889.
“Olá, a dica de hoje, aproveitando que no último dia 20 celebrou-se o Dia da Consciência Negra, é Escravidão – obra do premiado jornalista Laurentino Gomes.
Escravidão escancara, com rigor e excelência, os primeiros 250 anos de racismo, desigualdade, representatividade, raízes e escravidão no Brasil, além de destacar a herança do período escravocrata.
O livro narra desde o primeiro leilão de cativos africanos registrado em Portugal, em 8 agosto de 1444, até a morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695.
Não espere prazer. É uma leitura indigesta e incômoda. Traz dados e informações que ninguém gostaria de ler e de escrever, imagino. Assim, diante da falta de retratações que revelem o horror que foi a escravidão, a leitura destas quase 500 páginas é daquelas que dão vontade de sair grifando e compartilhando tudo.
Portanto, leiam este livro. Não por prazer, mas porque é necessário conhecer.”
https://linktr.ee/cartoriodesobradinho
(Siga o Cartório de Sobradinho no Instagram)