A dica de hoje do jornalista Anderson Olivieri – responsável pela comunicação do Cartório de Sobradinho – é a leitura do romance de estreia de Rachel de Queiroz, intitulado “O Quinze”.
“Olá, hoje eu quero sugerir a vocês, leitores da coluna “Dica Cultural”, do portal de notícia do Cartório de Sobradinho, uma obra que é considerada um clássico da literatura brasileira.
“O Quinze”, da cearense Rachel de Queiroz, é simplesmente um livro fantástico que marcou a estreia da jovem escritora na carreira literária. Com a obra, Rachel conquistou o prêmio “Graça Aranha”, um dos prêmios de literatura mais importantes à época.
Para se ter uma ideia do sucesso da obra na época, bem como da sociedade machista que imperava naquele tempo, a jovem Rachel de Queiroz foi alvo de críticos literários, que duvidavam tanto talento ter saído das mãos – e da mente – de uma mulher.
O próprio Graciliano Ramos escreveu, por ocasião do lançamento do livro, em 1930, que Rachel de Queiroz devia ser pseudônimo de “sujeito barbado”.
Neste ano, “O Quinze” completa 90 anos. E segue mais atual do que nunca! Leiam e confirmem!”
(Siga o Cartório de Sobradinho no Instagram)